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Como o escritório contábil pode fazer análise da concorrência

13 de abril de 2017 | Postado em Empreendedorismo, Institucional

Manter seu negócio na ação do mercado não é tarefa fácil. Isso exige a análise minuciosa de vários aspectos. Um dos aspectos é como o cliente vê seu empreendimento e seus serviços. Além disso é preciso também conhecer e analisar seu concorrente.

Se não souber como seu concorrente trabalha, como poderá comparar e saber se seu negócio é mesmo bom? Ele pode estar oferecendo serviços melhores e produtos mais eficientes. Fazer a análise da concorrência é fundamental para ter um feedback sobre seu próprio negócio.

Como fazer a análise da concorrência?

Identifique a concorrência

Entenda que nem toda empresa do seu ramo é sua concorrente. Sua concorrência é aquela empresa que tem o mesmo público-alvo que a sua então vocês brigam diretamente pelos clientes.

É aquele que atende o mesmo nicho de mercado e oferece serviços bem parecidos com o que sua empresa oferece.

Metodologia de análise

Um método clássico de análise é a matriz SWOT, que deve ser usada tanto na sua quanto na empresa do concorrente. SWOT é a sigla em inglês das palavras: Strengths (Forças); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); Threats (Ameaças).

Essa matriz é feita em quatro quadrados, onde em cada um são registrados os fatores positivos e negativos de cada área. Quanto mais completa e detalhada for a SWOT, maior a chance de conhecimento da empresa.

Este deve ser um processo contínuo, para você não ser surpreendido de forma negativa.

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Ferramentas digitais

Os clientes estão continuamente no ambiente virtual. Hoje em dia existem muitas ferramentas que podem ajudar no posicionamento da sua empresa.

Blog

Pode parecer besteira para alguns empresários mas dados da HubSpot confirmam que as empresas que usam blogs geram 67% mais leads (clientes em prospecção) do que as que não usam.

O blog precisa agregar valor e ser interessante para seus clientes em potencial. Não trate seu blog apenas como uma ferramenta de venda direta. Ele funciona mais como um direcionador de tráfegos e vendas.

Ferramentas de análise

Existem diversas ferramentas para analisar o site do concorrente e tentar superar o volume de tráfego. Um exemplo é o Similar Web. Ele dirá quantos visitantes entraram no site da concorrência, analisando a audiência de ambos. Outra ferramenta é o QuickSprout, que analisa a velocidade do carregamento do site e compara com até outros três websites diferentes. Todos esses aspectos constroem parâmetros sólidos para a análise de concorrência.

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