Página Inicial Blog » Melhore o fluxo de caixa da sua empresa com essas dicas!

Melhore o fluxo de caixa da sua empresa com essas dicas!

15 de dezembro de 2016 | Postado em Empreendedorismo

O empresário enfrenta diferentes desafios ao longo de sua trajetória, alguns são desafios pontuais enquanto outros acabam tomando conta do dia a dia do negócio. Um desses desafios é lidar com os altos e baixos – abundância e escassez de fluxo de caixa. Lidar com esse fluxo é talvez o desafio mais importante para o pequeno e médio investidor.
Já que esse ano tivemos as Olimpíadas no Brasil, vamos fazer uma comparação. Imagine que você é um canoísta porém irá competir sem remos, é o mesmo que você faz se tentar administrar uma empresa sem um gerenciamento de fluxo de caixa. Pode ser que você consiga chegar a reta final, mas estará muito cansado, exausto e é bem provável que não terá uma medalha de ouro pendurada no seu peito.
Para te ajudar na sua jornada ao sucesso, definimos algumas dicas para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa.
Trabalhe com metas de fluxo de caixa
Pode parecer clichê dizer isso, afinal a vida de um empresário é estabelecer metas, mas e quanto ao seu caixa, você já definiu um prazo e meta para ele? Uma boa maneira ter uma previsão do fluxo e ir atualizando elas, semanalmente, ou quinzenalmente, assim é bem possível que você irá adquirir uma visão certeira sobre os próximos 6 ou 12 meses do seu negócio.
Crie incentivos para clientes pagarem rápido
Você pode reduzir significativamente o tempo de espera do pagamento se oferecer ao seu cliente, desconto ou outro tipo de vantagens para pagamento antecipado. Receber de forma mais rápida, com certeza melhorará o fluxo de caixa da sua empresa.
Negocie com fornecedores
Você já deve ter uma base calculada de quanto sua empresa gasta com fornecedores, porém, já parou para pesquisar quanto seus concorrentes gastam comprando os mesmos produtos e serviços que seu negócio? Os resultados podem te surpreender e você descobrir que pode negociar mais com seu fornecedor. Faça valer seu papel de cliente e estabeleça metas para negociações com seu fornecedor, com certeza o vendedor que te atende vai fazer de tudo para não perder a venda. Negocie prazos, peça descontos, quem negocia melhor consegue as melhores condições do mercado.

Comentários( 0 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*